TOP 10: Animações da Disney

"Ai, Felipe, animação de novo?" SIM! "Ai, Felipe, lista de novo?" SIM! "Ai, Felipe, Disney de novo? SIM! SIM! E SIM!
Nós já fizemos AQUI uma lista de melhores animações, mas não incluímos nenhuma exclusivamente da Disney porque era necessário algo especial para o estúdio que criou o seu próprio gênero para animações! Se você nunca assistiu qualquer um desses filmes, pode confiar. Aqui você está falando com o maior Disney Freak que há nas ruas do Rio de Janeiro. Então, vamos parar de enrolação e começar essa lista! Just make a wish and... let's go!


10 - ENROLADOS (2010)
Vamos começar com uma das minhas princesas favoritas e, ouso dizer, o melhor filme dessa nova era da Disney: Rapunzel. O filme muda completamente boa parte da história clássica que nossos pais nos contavam quando criança, gosto muito de saber que essa é a história que as crianças de hoje conhecerão sobre a princesa: o conto de uma mulher sonhadora e um cafajeste em uma jornada para verem as luzes brilharem.

9 - HÉRCULES (1997)

O maior exemplo do conceito da Jornada do Herói ou, melhor dizendo, a jornada de alguém que foi de "zero à herói". Se você nunca assistiu a história de Hércules, você não pode sentar com a gente! Se você só viu quando era criança, recomendo que reveja, você entenderá várias referências sobre mitologia grega que com certeza você acabou deixando passar.

8 - MULAN (1998)
A maior guerreira da China já apareceu AQUI, lá eu explico mais sobre a personagem em si e do por que Mulan é tão importante no conjunto de 13 (agora, 14) princesas ter alguém que não tem sangue real e, mais importante, conquistou todo o seu valor através da sua coragem de enfrentar qualquer barreira para proteger e honrar sua família e país


7 - ALADDIN (1992)
Até pouco tempo, eu só havia assistido a continuação péssima O Retorno de Jafar, mas quando assisti ao clássico eu me lembrei do por que de todos os meus valores, crenças e motivos para lutar por um Mundo Ideal. Talvez um dos primeiros filmes de princesas da Disney em que é possível sentir real química entre o casal (POLÊMICA!) Não se esquecendo do MARAVILHOSO gênio da lâmpada que sempre rouba a cena, claro.

6 - TIGRÃO, O FILME (2000)
Sério, quem nunca quis dar o super luper hiper liper pulo do Tigrão? Foi um dos filmes que eu mais assisti na minha infância, tem uma história super envolvente do personagem mais divertido da Turma do Ursinho Pooh. Porém, fica aqui o aviso: segura o coração, pois o filme é mega divertido, mas contém cenas bastante emocionantes, capaz de arrancar boas lágrimas.

5 - A BELA E A FERA (1991)
Descobri há pouco tempo que é a Bela é uma das minhas princesas favoritas da Disney. Ela não é forte como Mulan, não é corajosa como Pocahontas. Bela usa ao seu favor toda a sua sabedoria e graça para enxergar o melhor das coisas, conseguindo ver algo lindo em algo tão terrível quanto uma Fera. Com a história mais antiga que o tempo e com a música mais antiga que a rima, A Bela e a Fera ganhará uma versão live action prevista para o ano que vem, então aguardem futura crítica aqui no Rascunhos!

4 - OPERAÇÃO BIG HERO (2014)
O primeiro filme da Disney em parceria com a Marvel parece que deu mais certo que o esperado. Operação Big Hero tem uma história completamente louca e super criativa com um final que, admito, chorei de um jeito que fazia muito tempo que eu não chorava com um filme da Disney! Aliás, meu aniversário está chegando e estou aceitando um Baymax de presente, só dizendo...
ATENÇÃO: Como qualquer bom filme com o selo Marvel, temos a aclamada presença de Stan Lee, fique com os olhos bem atentos!

3 - O CÃO E A RAPOSA (1981)
Por esse filme você não esperava, não é? Pouquíssimas são as pessoas que lembram desse filme e mais poucas ainda são aquelas que dizem "O Cão e a Raposa é meu filme favorito". A história, lógico, fala sobre a amizade entre um cão e uma raposa, desde aquela velha infância dos dois até as desavenças quando amadurecem. Recomendo que assista com um grande pacote de lenços de papel do lado, não há duvidas que esse SIM é um dos mais - quiçá, O mais - triste filme já feito pela Disney.

2 - O REI LEÃO (1994)
Dispensa qualquer apresentação, entrou nessa lista por causa da cota. Se você nunca assistiu O Rei Leão na sua vida largue tudo o que você está fazendo e assista AGORA MESMO para o seu próprio bem e viva nesse ciclo sem fim.

1 - TARZAN (1999)
Indiscutivelmente a melhor trilha sonora já feita pela Disney. Na minha opinião, a melhor trilha sonora da história do cinema (sem exageros, RESPECT!). Outra história que dispensa apresentações, Tarzan conquista a todos que assistem independente de idade, mostrando grandes valores, principalmente que o que constrói uma família e um lar é prioritariamente o amor, muito além de um pai, uma mãe e a civilização e também todo o desenvolvimento de um verdadeiro ser humano. Não se esqueça: tenha fé em tudo que acredita, pois dois mundos distintos são.

Bônus 1: MOGLI - O MENINO LOBO (1967)
Se é pra apelar, vamos apelar SIM! Eu já disse AQUI todo o meu amor por essa animação, sendo a última produzida pelo próprio Walt Disney antes de sua morte. Mogli é, assim como o último filme citado, uma grande história sobre o desenvolvimento humano, chamada por muitos críticos de "o Pequeno Príncipe da Índia". A animação ensina sobre valorizar quem você realmente é, onde você pertence e, lógico, te ensina a viver somente do necessário e que na vida o extraordinário é demais.

Bonus 2: FANTASIA / FANTASIA 2000
Não tem muito o que discutir, eu não poderia terminar essa lista interminável sem esse clássico. Se você quer ser um Disney Freak assim como eu, esse filme precisa estar no topo do seu currículo! Tanto na versão de 1940 e 1999, Fantasia mostra um grande espetáculo de vários curtas animados e coreografados com uma orquestra excepcional, sendo a animação que nos apresentaria ao tão querido Mickey Aprendiz de Feiticeiro, que se tornaria um dos maiores símbolos de todo o legado de Walt Disney.

That's all folks... have a magical day!

Comentários